Cremilda Medina que no passado mês de Abril mereceu uma distinção internacional nos IPMA International Portuguese Music Awards nos Estados Unidos da América onde conquistou o prémio “Best World Music” com a música “Divôrce Um’ Ca Ta Sená”, de Manuel d’Novas, vê agora o seu álbum “Folclore” merecer duas distinções nacionais nos CVMA Cabo Verde Music Awards.

Cremilda que estava nomeada em cinco categorias, acaba por levar para casa dois prémios, Melhor Morna e o pelo segundo ano consecutivo o prémio SAPO Award.
No ano em que o governo de Cabo Verde entregou na UNESCO o dossier de candidatura da Morna a Património Imaterial da Humanidade, Cremilda venceu a categoria Melhor Morna nos CVMA com a música “Sonho dum Criola” composição que Morgadinho fez especialmente para Cremilda.

“A morna, para mim, é a categoria mais bonita que existe na música”, afirmou Cremilda ao receber o prémio das mãos do Ministro da Cultura e Industrias Criativas de Cabo Verde Abraão Vicente
Visivelmente emocionado, Cremilda Medina pediu “maior valorização da morna” pedindo também para que as pessoas não esperassem para que algo obtenha “um certo patamar para começarem a valorizar”, realçando que a Morna merece toda a atenção, pois foi também através dela que o nome de Cabo Verde é ouvido hoje em todo mundo.
Pelo segundo consecutivo levou também para casa o premio SAPO Award, prémio que distingue o artista mais votado da Internet.

PREMIOS ALBUM FOLCLORE:

MELHOR MORNA – CVMA
Sonho dum Criola | https://www.youtube.com/watch?v=hrHGKl7bz9g

BEST WORLD MUSIC – IPMA
Divôrce Um’ Ca Ta Sená | https://www.youtube.com/watch?v=zcFkBKDxPlQ

PRÉMIO SAPO AWARD 2017 e 2018